17/08/2011

CARTA A UM POLICIAL APARENTEMENTE VENCIDO

Sou um policial com 25 anos de serviço prestado a população anos a fio saindo do meu lar, deixando a minha família, para proteger a sua sem saber se DEUS me daria mais uma chance para reencontrar os meus. Hoje infelizmente perdi meu entusiasmo com minha profissão.





Foram inúmeros os motivos. O convívio com a ingratidão de alguns e o descaso de nossos GOVERNANTES com a missão que dia a dia convivemos me deixou literalmente desmotivado.

Sempre ao chegar em casa, meus filhos me abordam com perguntas sobre meu trabalho.
Porque papai na escola falam tão mal da polícia? Porque a polícia não é amiga da população? Por quê? Por quê?

São perguntas inocentes impulsionadas por comentários tendenciosos que desestimulam e nos agridem, entendo que há muito a se melhorar dentro de nossa instituição, é óbvio, mais também não são verdades muito do que falam, ainda sofremos com heranças dos tempos tortuosos dos governos militares, onde as polícias infelizmente exerciam um triste papel junto a sociedade.


 Sinto-me impotente apesar de nos mostrarmos fortes somos seres humanos fragilizados por um fardo do passado que nos pesam os ombros e que infelizmente temos que carregar.


Certa vez em minha casa ouvi o correio batendo em minha porta, trazia-me uma carta, se tratava de um velho amigo policial que foi meu parceiro de viatura por muitos anos, participou de todo um sonho comigo, ele me escrevia pois um de nossos amigos em comum, o falara que eu estivera desmotivado com meu trabalho, quando resolveu me escrever, e coincidentemente abordara tudo aquilo que eu sentia em meu peito, todas as minhas angústias relatadas em suas palavras era como se ele estivesse escrevendo através de minha mente.

Caro amigo policial, antes que tudo, é uma satisfação e espero que esta o encontre gozando da mais plena saúde e felicidade entre os seus. Quantas saudades amigo, já se passaram alguns anos de nosso ultimo encontro, fico feliz em ter com você pelo menos em palavras, mais tudo bem um dia nos reencontraremos.

Hoje é um dia especial aliás, todos os dias são especiais para nós guardiões incansáveis da ordem pública, pois La fora companheiro nas ruas, nos lares todos contam conosco.

Amigo, agora entendo o porquê das vezes que saíamos de nossos lares e apesar das tantas dificuldades deixava-mos todos os nossos problemas pessoais para traz, visto que, somos a imparcialidade em pessoa e a última esperança daqueles que nos recorrem e nos pedem socorro.

No exercício de nossa missão não devemos tomar nenhuma decisão tendenciosa, nenhum tipo de discriminação pode pairar sobre nossas mentes passamos a ser homens sem passado, presente nem tão pouco futuro, só carregamos conosco a esperança de obtermos exito em nossa tão árdua missão e a futura emoção do dever cumprido.

Somos os verdadeiros representantes da lei o estado representado em uniforme, nosso valor no emprego de nossas atribuições estarão acima de tudo, acima de qualquer situação que por ventura venha a infringir a lei.

A sociedade nos vêem como verdadeiros super heróis, todos, absolutamente todos podem ser seres humanos passivos ao erro e o acerto, mais para a regra temos que nos apresentarmos tecnicamente preparados a todo tipo de adversidade, a tudo aquilo ou aquele que ouse a perturbar o bem estar social.

Entendo amigo, sua frustração seus lamentos já foram os meus, mais graças a DEUS obtive no passar dos anos uma visão diferenciada do tudo que muitos ousam em querer nos mostrar, nos impor.


O povo é nosso maior aliado nas ruas e fatalmente o nosso pior juiz, percebe-se que somos muitas vezes amados em outras literalmente odiados, uma arma que muitos acham que detém o controle em benefício próprio.

É óbvio, somos historicamente aquilo que se diz ser o patinho feio desse sistema, dessa sociedade hipócrita onde muitos esperam que façamos o serviço sujo que na maioria das vezes desejam mais se recusam a fazer mais que se deliciam, e de maneira satisfatória se divertem ao longo dos anos ao pensar que terá sempre quem o faça.

Amigo, essa POLÍCIA a que se referem alguns só existe HOJE nos livros de história fazendo assim parte de uma triste estatística de outrora. 


Essa carruagem vem perdendo suas rédeas e pouco a pouco estamos resgatando nossa verdadeira identidade fazendo valer nossa missão apagando esse passado sombrio e vergonhoso que ainda assombra e ofusca nossa imagem.

Apesar de nossa caminhada ser árdua, é preciso caminharmos olhando sempre em direção ao horizonte, sabendo que todo aprimoramento roga renúncia, onde naturalmente toda mudança requer trabalho, então inseridos na construção desse futuro próspero devemos estabelecer metas a seguir, e dia após dia como um diamante bruto devemos lapidar nossos erros, e assim abrilhantá-los em nossa função policial militar.

Jamais esmoreça POLICIAL diante de sua obrigação que é a manutenção da ordem pública preservando a vida e a moral. 



Não vos deixeis impressionar, o jogo da vida apenas começou...





Tenho dito,


Beto Nazário

Nenhum comentário: