01/11/2012

ACS PM PEDE PROVIDÊNCIAS SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA POLICIAIS NO RN.


Notícias > Presidente da ACS fala sobre violência contra policiais militares

Notícias

Acs PM RN

30/10/2012 - Presidente da ACS fala sobre violência contra policiais militares

 O presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar, soldado Roberto Campos, falou sobre violência contra policiais militares. Ele participou, na manhã desta terça-feira (30), do jornal Bom Dia RN, na InterTV Cabugi, onde comentou os atentados contra militares, como o registrado nesta segunda-feira (29), na zona Norte de Natal.
Questionado se os casos como o do soldado Daniel Galdino da Silva, baleado ontem, são comuns, o presidente da ACS lembrou que a falta de investigação contribui para isso. “Infelizmente, a impunidade como um todo tem contribuído para essa quantidade de atentado a vida de policiais”, explicou.
O soldado Daniel Galdino foi alvo de dois homens armados, quando estava na rua de casa, no loteamento Brasil Novo. Roberto Campos informou que o colega de farda está internado no Clóvis Sarinho aguardando cirurgia. Ele encontra-se consciente e descartou ter sido vítima de um assalto, afirmando que sofreu mesmo um atentado.
Este, aliás, foi o 15º atentado contra policiais militares registrado neste ano de 2012. Dez deles tiveram vítimas fatais. “Na maioria dos casos, os policiais estavam de folga, no entanto, quase todos os casos têm relação direta com a atividade de militar. A Associação de Cabos e Soldados tem acompanhado de perto as famílias dessas vítimas e todas reclamam da impunidade”, destaca.
O soldado Roberto Campos frisa também que a categoria é que mais sofre atentado, tendo em vista que está na linha de frente no combate e prevenção aos crimes. “Esse problema da violência contra policiais militares precisa ser encarado e não jogado para debaixo do tapete como está sendo feito”.

Notícias > Gate constata bomba no shopping via direta após assalto e detona o artefato.

Notícias

Acs PM RN

01/11/2012 - Gate constata bomba no shopping via direta após assalto e detona o artefato.

O shopping Via Direta, no bairro de Mirassol, Zona Sul de Natal, foi alvo de ação de um casal de bandidos, na noite dessa terça-feira (30), em uma de suas lojas, uma joalheria, que teve alguns produtos roubados após recolherem joias que estavam no mostruário.
Na ocasião, o crime considerado ousado por se tratar de um estabelecimento de grande circulação de pessoas, com apoio de segurança privada, ainda reservou momentos de pânico entre funcionários e clientes, que ao fugir o suspeito deixou uma caixa com uma suposta bomba camuflada. Por minutos, a vendedora evitou alertar qualquer segurança sobre o roubo temendo a detonação do explosivo, mas sua angústia foi percebida e a polícia informada do ocorrido.

Sargento Judiberto Soares, responsável pelo desarmamento da bomba

Segundo o tenente Alisson oficial de serviço junto ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE), a ocorrência deu início por volta das 20h30, com o roubo a joalheria, cujo valor do prejuízo material não foi revelado. "O que sabemos é que a ação foi rápida. Nenhum funcionário foi agredido, mas não puderam fazer nada", disse o policial militar, que confirmou a presença de circuito interno, o que pode colaborar no encontro do casal.

Feito o isolamento da área por motivo de segurança por policiais militares do Bope, da Companhia de Policiamento Ambiental e do 5º BPM, militares especializados do Bope, após analise preliminar confirmaram a suspeita. Uma caixa com artefato explosivo foi deixado no estabelecimento e teve que ser retiro as pressas pelo Batalhão de Operações Especiais para uma área mais segura que detonarão a caixa contendo duas bananas de dinamite ligadas a um celular, que de acordo com informações repassadas tinha capacidade para destruir o local e até mesmo as lojas vizinhas. A informação foi confirmada pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) na manhã desta quarta-feira (31), durante uma coletiva de imprensa na sede do batalhão.

A dupla fugiu com destino ignorado, mas o destaque foi a ação mais importante no momento: o isolamento da ala onde estava o artefato e a remoção do explosivo para um local mais afastado. "Retiramos a caixa da loja e levamos para um ponto que tivemos condições de fazer a neutralização do explosivo", contou o oficial Tenente Alisson, revelando que a ação do BOPE foi finalizada por volta das 22h. A ação foi considerado atípico, Segundo o tenente coronel Marcos Vinicius, comandante do BOPE, por ser o primeiro assalto com utilização de bomba em todo o RN.

“Em outras ocorrências já atendemos situações semelhantes, mas não com os modos operante que esses cidadãos usaram, de utilizar uma bomba, ameaçar uma pessoa e deixa-la no local. Mas em ocasiões anteriores, principalmente em caixas eletrônicos, a gente tem aí o acionamento de bombas que rompem os caixas para subtrair o material”, afirmou o sargento Judiberto Soares, que realizou o desarmamento do material. Ainda segundo ele, foi feito o isolamento da área onde estava o arfetato e a remoção do explosivo para um local mais afastado, onde aconteceu o desarmamento.

  A polícia já tem em mãos as imagens do casal que assaltou a joalheria no Shopping Via Direta, na zona Sul de Natal. De acordo com a assessoria de imprensa do shopping, câmeras de segurança captaram as imagens dos assaltantes. A gravação foi entregue aos policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope). A assessoria relatou que o homem e a mulher tinham boa aparência e estavam bem vestidos, o que não levantou suspeitas. Desta forma, a assessoria de imprensa afirmou também que não se faz necessário o reforço na segurança do shopping, porque o ocorrido foi atípico e não coloca em dúvida a eficácia da vigilância no local.
Autor: Robson Mendonça de Souza