23/05/2013

"PINTEREST", UMA NOVA REDE SOCIAL, UMA NOVIDADE QUE VEM CRESCENDO NO GOSTO DA GALERA

Pinterest, uma rede social para marcar gostos, pensamentos e, claro, tendências

Ismael dos Anjos

Para aqueles que já estavam cansados dos posts no Facebook, as curtinhas do Twitter e não querem nem ouvir falar de Google + , já existe uma nova rede social para você prestar atenção. É o Pinterest, serviço em que o usuário cria murais de imagens a partir de fotos, ilustrações e referências visuais coletadas na internet.
Lançado em março de 2010, o site é um dos expoentes de uma nova onda de social bookmarking – que já teve expoentes como Digg, Reddit, e Del.icio.us -, assim como os concorrentes SnipIT e Clipboard. A grande diferença é que, nos últimos quatro meses, sua audiência se multiplicou: o número de visitantes saltou de 1 para 5 milhões, de acordo com dados da comScore.
Como funciona
Tá. Agora que você já entendeu por que o Pinterest promete bombar nos próximos anos, só precisa saber, caso já não tenha aderido, como se usa a plataforma. Para entrar, é bem fácil: antes restrito a convidados, o serviço já permite que os interessados se cadastrem diretamente no site, inclusive usando contas no Twitter e Facebook como ponto de partida. Depois, são três passos simples antes de sair pinçando links por aí.
- Primeiro, o site pede que você escolha temas que curte. A lista inclui coisas como arte, história, ciência, esportes, comida e bebida, fotografia, tecnologia e nerdices. Isso serve de base para que a página sugira, automaticamente e junto com uma relação de seus amigos que já usam o serviço, perfis e murais interessantes para você seguir.
- Mais tarde, é a vez de criar seus próprios murais. Aqui, o serviço até sugere nomes e categorias, mas você cria o que bem entender (meu lado consumista só se satisfez quando criei o quadro ‘preciso-comprar-isso’).
- Por fim, basta adicionar a ferramenta que facilita toda a brincadeira. O botão de ‘Pin it’ é umplug-in que, uma vez instalado (o site dá instruções simples para o processo em cada navegador) permite que você marque qualquer imagem da web e a salve entre seus interesses no site. Legal, né?
Ainda estou começando a explorar melhor, mas o Pinterest já me ganhou  e parece uma mão na roda para jornalistas, designers, fãs de cultura pop e curiosos em geral.

Nenhum comentário: